Um motor diesel versátil, o MWM D229 pode ser encontrado com três, quatro ou seis cilindros e é utilizado para a aplicação agrícola, veicular e industrial, entre outras.
O motor MWM D229 é um equipamento de alto desempenho, proporcionando um trabalho de qualidade e reduzindo os custos com operação e aplicação. É um equipamento forte e robusto, ideal para carros e caminhões, além de suas aplicações industriais e agrícolas.
Motor Diesel D229
A série de motores modelo D229 começou a ser produzida em 1977. Dois anos depois, a Ford lançou seu primeiro utilitário equipado com a versão quatro cilindros desse modelo de motor, a picape Ford F1000.
Os anos seguintes foram marcados pela parceria do fabricante dos motores da série D229 com as principais montadoras de veículos.
Somente em 1993, a Volkswagen e a Ford lançaram o chassi para ônibus urbanos. Em 1998, o fabricante comemorou um milhão de unidades de motores a diesel produzidos no Brasil.
Atualmente, é um motor com injeção direta, 4 tempos, equipado com sistema de aspiração natural. As versões D229-3 (três cilindros), D229-4 (quatro cilindros) e D229-6 (seis cilindros) são refrigeradas a água. Possuem, também, 12 Vcc e alternador para carga de bateria, motor de partida e sistema de governo mecânico.
O motor diesel D229 é um equipamento indicado para o trabalho pesado e de fluxo contínuo, ininterrupto e com cargas constantes.
O motor D229 e suas aplicações
Os equipamentos utilizados para escavação e construção (empilhadeiras, equipamentos para a irrigação, carregadores e retroescavadeiras, por exemplo) fazem parte das aplicações industriais em que o motor D229 pode ser utilizado, garantindo a máxima competência e excelência na execução, mesmo nos terrenos mais difíceis.
Para as aplicações agrícolas (tratores e outros equipamentos), os motores a diesel trabalham realizando um número de rotações mais baixo que nas aplicações veiculares. Isso ocorre devido ao fato da necessidade de trabalharem com a combinação de potência máxima e a variação contínua de carga de trabalho.
Nas aplicações veiculares, os motores a diesel equipam veículos comerciais leves, carros utilizados na cidade como na estrada, especialmente nos percursos mais longos.
Qual a vida útil de um motor diesel?
O que determina a vida útil de um motor diesel são fatores como a manutenção com fins preventivos, pelas quais todos os motores devem passar. Um motor que está sempre em dia com os níveis de óleo e as regulagens periódicas de seus componentes certamente terá maior durabilidade.
O quanto é exigido do motor em questão de carga e trabalho também influencia na sua vida útil. Portanto, os motores que trabalham constantemente com cargas pesadas e por períodos contínuos necessitam de cuidados especiais.
Nessas circunstâncias, o ideal é que o motor seja submetido à avaliação e, se necessário a manutenção, a cada 50 mil quilômetros.
Em caso de manutenção, como proceder?
O melhor que você pode fazer pelo seu motor diesel é realizar sua manutenção utilizando peças originais que mantenham as características do motor, preservando a qualidade no desempenho.
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Principais dados técnicos do motor D229
Dados Técnicos | D229-3 | D229-4 | D229-6 |
Aspiração | Natural | Natural | Natural |
Cilindros (em linha) | Três | Quatro | Seis |
Cilindrada total: litros | 2.94 | 3.92 | 5.88 |
Diâmetro x curso: mm | 102 x 120 | 102 x 120 | 102 x 120 |
Taxa de compressão | 17:1 | 17:1 | 17:1 |
Potência contínua
1500 rpm (kW – cv) 1800 rpm (kW – cv) 2500 rpm (kW – cv) |
27 (37)
33 (45) 37 (50) |
36 (49)
44 (60) 49 (67) |
55 (75)
66 (90) 74 (100) |
Potência bloqueada
1500 rpm (kW – cv) 1800 rpm (kW – cv) 2500 rpm (kW – cv) |
30 (41)
37 (50) 40 (55) |
40 (54)
48 (66) 54 (73) |
61 (83)
73 (99) 81 (110) |
Peso Seco (kg) | 347 | 403 | 520 |
Dimensões (mm)
Altura Comprimento Largura |
849
754 721 |
880
882 721 |
953
1137 721 |
Sistema de injeção | Mecânico | Mecânico | Mecânico |
Injetora | Bosch Tipo A S1000 | Bosch Tipo A S1000 | Bosch Tipo A S2200 |